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Dicas

 
 

Dicas para se organizar melhor durante o dia de trabalho.

No corre-corre diário, acabamos não conseguindo cumprir com todas as tarefas, sejam ela profissionais ou pessoais. São obrigações do trabalho, afazeres domésticos e outros compromissos que nem sempre damos conta.

-Se, ao fim do dia, você fica com aquela sensação de que 24 horas é pouco para cumprir com todos os titens de sua agenda, chegou a hora de parar e se planejar melhor - afirma o coach Robson Vitorino.

Segundo Vitorino, algumas regras e hábitos, se seguidos, ajudam a administrar melhor o tempo, principalmente no trabalho. Uma delas é classificar as tarefas em três categorias? as importantes, as urgentes e as cisrcunstanciais. As importantes são as que exigem planejamento e prazo para serem feitas. As urgentes reúnem as atividades para as quais o tempo é sempre curto. Surgem em cima da hora e geram estresse. Já as circunstanciais representam as tarefas desnecessárias, e que não geram resultados. A escolha da ferramenta de trabalho também é importante. Para isso, diz o especialista, escolha a que se adapte melhor a seu perfil. Por exemplo: se você for digital, use seu smartphone. Caso não seja adepto de novas tecnologias, assuma a agenda de papel mesmo. Confira outras dicas:

PLANEJAMENTO DA SEMANA. O coach sugere que isso seja feito num dia tranquilo. Prepare-se para o trabalho de oito a nove horas diárias e lembre-se de reservar espaço para saúde e descanso. Classifique as tarefas antes de lançá-las na agenda, que deve considerar 70% do tempo para os afazeres importantes, 20% para os urgentes e 10% para as circunstanciais. E mais, segundo ele, cada bloco desses deve ter período determinado de duração, com hora para começar e terminar.

LEITURA DE E-MAILS. Reserve tempo específico para ler e-mails. Não é nada produtivo ficar abrindo toda hora a caixa de e-mails. Dependendo da tarefa que estiver realizando, é ate melhor deixar seu programa de e-mails desligado.

CELULAR.Atualmente, o uso de smartphones é um dos principais responsáveis pela dispersão de atenção e mau uso do tempo nas empresas. Para ser menos interrompido pelo celular, classifique os dez últimos contatos, sejam por ligações, SMS ou WatsApp, e veja se foram importantes, urgentes ou circunstanciais.